#1World1Orbit: maratona fotográfica capta imagens da Terra numa única órbita da ISS

#1World1Orbit: maratona fotográfica capta imagens da Terra numa única órbita da ISS

Os astronautas da Estação Espacial Internacional vão dedicar-se hoje a uma maratona fotográfica da Terra e querem a colaboração dos “terráqueos” para adicionar a perspetiva de quem está no solo.

br

A missão está nas mãos do astronauta e comandante da 53ª expedição, Randy Bresnik, que vai dedicar-se a captar imagens a partir da janela de cúpula da Estação Espacial Internacional que oferece uma visão de 360º da Terra. O astronauta vai ter a ajuda do colega Joe Acaba, mas quer que a partir da Terra seja feita também a partilha, à mesma hora, de imagens com a hashtag #1World1Orbit.

A maratona começa às 8:25 horas EDT, 13:25 horas de Portugal Continental, e dura cerca de 90 minutos, o tempo de uma órbita completa da Estação Espacial à volta da Terra, viajando a cerca de 8 quilómetros por segundo. Termina às 14:55 horas de Portugal (GMT + 1)

Os locais a sobrevoar estão bem documentados. O início da missão fotográfica é sobre o Reino Unido, passando depois pela Europa Central até Omã, passa perto das Maldivas, apanha o pôr do sol na Austrália e o nascer do sol sobre o Pacífico, sobrevoando depois a América do Norte de Puerto Callarta até Monte Real, no Canadá, como se pode ver em detalhe no mapa abaixo.

issmap

Portugal não está na rota direta, mas isso não impede os interessados de participar nesta iniciativa.

A experiência vai ter mais destaque nas redes sociais e é mais dirigida aos jovens estudantes, mas vários astronautas já nos habituaram à perspetiva extraordinária das imagens captadas a partir da Estação Espacial, documentando aspectos relevantes e as mudanças na geografia da Terra.

Artigo por: Sapo tek

Deixe uma resposta